domingo, 26 de maio de 2013

Piloto Quero Verde - Fase 1



Salve minhoqueiros,

Hoje resolvi dar o start no projeto Quero Verde, mesmo sem os recursos solicitados anteriormente.

Segmentei todas as etapas do projeto e vi a necessidade de criar um piloto o quanto antes.

Compartilho com vocês meu trabalho.

Recolhi os simbólicos dois primeiros baldes, mais ou menos um terço do resíduo de uma barraca. Ou seja, tem muito trabalho ainda pela frente.


Piquei tudo na mão (a ideia é que seja mecanizada no futuro)





Pesei o conteúdo e constatei que meus dois baldes significavam 6 kg de resíduos.
Minha meta é chegar nos 100 kg por semana.

Tudo foi tratado conforme o passo-a-passo de sempre (veja o link atualizado: http://cadicominhocas.blogspot.com.br/2011/02/dica-de-manejo-1-antes-de-acrescentar.html)

E formei o primeiro batalhão de minhocários:


Foi necessário 1 minhocário por kilo.



O monitoramento e os resultados desse ensaio serão divulgados aqui no Cadico Minhocas.
Fique de olho.




7 comentários:

Unknown disse...

Atenção, fique de olho nos agrotóxicos utilizados nas hortaliças vendidas na feira. Tenhamos em mente que compostar tais elementos pode trazer riscos de contaminação so nosso solo interno (casa, jardim, horta). Por mais que a dedicação e a boa vontade tomem nossas ações, não podemos cair em desnconhecimento daquilo que colocamos nas composteiras e minhocários, haja vista o resultado do processo contribuir (ou não) para a saúde do solo usado para nossa cultura "orgânica". Seria bom fazer análises no material final e tirar algumas informações do composto. Abraços

annarocha88 disse...

Me perdoe se eu estiver falando uma besteira, mas a compostagem não elimina as substâncias químicas encontradas em produtos com agrotóxicos? Me ocorreu que as altas temperaturas e a atividade microbiótica pudessem servir de 'filtro' para esses resíduos. Estou em processo de montagem de um minhocário e agora fiquei na dúvida quanto a isso. Uma análise do material final seria até bem interessante mesmo, embora possivelmente cara. Agradeço qualquer informação nesse tópico!
Anna

Ricardo Thaler disse...

Olá Anna e Wagner.
Certamente o melhor jeito de eliminar as substâncias químicas dos alimentos é boicotar a compra de frutas, verduras e legumes que contém agrotóxicos.
De fato o mercado de orgânicos é mais caro, mas temos que ver o que é prioridade na nossas vida. Uma pizza custa de R$ 30 a R$ 50. Esse valor é suficiente para comprar vegetais orgânicos para uma família por uma semana.
Se a compostagem elimina ou não os resíduos químicos, eu não sei. Acredito que mesmo com o aumento de temperatura, isso não irá interferir no processo de degradação de metais pesados contidos nos defensivos agrícolas.
O que eu posso garantir é que, compostar em casa, é muito melhor do que enviar esse resíduo para aterros.

annarocha88 disse...

Sim, com certeza. Perguntei porque o meu projeto é industrial, e uma das fontes de resíduos seriam os mercados hortifruti da região, e quase não existem produtos orgânicos onde moro (Petrolina, PE).
Obrigada pela resposta!

Tarsila Oragui disse...

O composto quando maturado, não retirado antes de ser estabilizado pelo ciclo microbiano e de demais organimos, tem o seu material realmente degradado em substâncias mais simples e não nocivas, no máximo a produção de chorume e gás metano, que não nos é novidade. A questão é deixar sempre nosso composto rico de matéria orgânica e evitar adicionar papel colorido que trará consigo metais pesado. Sobre os resíduos como frutas e verduras com agrotóxicos, rs se há pessoas que se alimentam delas, quase todos nós. Vejo que produzir com esse material, um vermicomposto rico em carbono, fosfato, cálcio etc. não venha a conter grande índice de toxidade.

Amorinus disse...

Gostaria de fazer uma composteira mas não encontro minhocas californianas. Se alguem puder me ceder, agradeço. Tentei comprar mas o vendedor informou q as matrizes chegariam mortas. Moro em Juazeiro da Bahia.

Amorinus disse...

Gostaria de fazer uma composteira mas não encontro minhocas californianas. Se alguem puder me ceder, agradeço. Tentei comprar mas o vendedor informou q as matrizes chegariam mortas. Moro em Juazeiro da Bahia.

Postar um comentário

 
Licença Creative Commons
O trabalho Cadico Minhocas de Cadico Minhocas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em cadicominhocas.blogspot.com.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://cadicominhocas.blogspot.com/.