quarta-feira, 9 de março de 2011

Dica de manejo 2 - A adição das minhocas

Olá pessoas,


Aqui vai uma dica que gera muitas dúvidas, a hora de colocar as minhocas no processo.

A adição das minhocas

Inicio o tópico da maneira como terminei o "Dica de manejo 2":

4) Quando eu insiro as minhocas?
- Quando tiver controle sobre sua composteira...
 Isso é fundamental, deve ter controle sobre sua composteira, ou seja, significa que você deve estar realizando o manejo de maneira adequada, sem gerar cheiro e sem atrair muitos insetos.
 Seguindo a "Dica de manejo 1" você terá as bases necessárias para esse processo autodidático.

O momento ideal para colocar as minhocas, então, é quando você já estiver com uma porção considerável de composto orgânico. Esse composto orgânico é fruto da sua composteira e você sabe que ele deixou de ser resíduo orgânico e virou composto orgânico basicamente quando já não é possível identificar as partes que o compõem, ou seja, não identificará mais o que era casca de banana do que era casca de batata, por exemplo.


Para iniciantes, aconselho que enxam o primeiro balde só compostando e depois coloquem as minhocas.
Quanto as minhocas, as ideais para o processo são as chamadas Minhocas Vermelhas da Califórnia (Eisenia foetida), devido a sua grande capacidade de transformar matéria orgânica em húmus, adubo natural com grande carga de nutrientes.



Outra vantagem dessa espécie de minhoca é que ela se reproduz rapidamente (em breve trago dados mais precisos).

Perguntas que são comuns: 
"Quantas minhocas preciso para iniciar meu processo?"
R: Depende, o número de minhocas será diretamente proporcional a velocidade de produção de húmus. Ao mesmo tempo que isso está diretamente ligado ao fluxo de resíduo orgânico de sua residência.
O minhocário que eu estou comercializando acompanha 10~15 minhocas em fase adulta, capazes de se reproduzirem e acelerarem o processo junto com a sua evolução do manejo. Ver link

"Adquirindo meu minhocário, ele virá com minhocas. Como eu devo aprender a compostar primeiro, o que faço com elas durante essa fase?"
R: Aconselho que mantenha elas no compartimento superior ou em uma latinha, baldinho, colocando um pouco de material já decomposto a cada 1 semana para alimentá-las e permitir reprodução.

"Como mexo no meu minhocário sem machucar as minhocas?"
R: Todo manejo afeta as minhocas, elas em geral ficaram no fundo ao sentirem sua presença. EVITE FICAR CAÇANDO-AS PARA MOSTRAR AOS AMIGOS, isso mexe com os hábitos normais delas, diminuindo temporariamente sua capacidade reprodutiva e de produção de húmus. Aconselho, então, que limite-se a revolver o material nas camadas mais superiores.

"Minhas minhocas estão caindo no líquido do último balde, o que faço?"
R: É normal que elas caiam no último balde, quando ainda não se tem muita experiência com o processo. Aconselho que retire regularmente o líquido do último balde, para não, eventualmente, afogar nenhuma minhoca. Com o tempo, terá mais controle sobre a temperatura do minhocário, isso fará com que elas não desçam mais. Ah, elas sabem subir sozinhas, não se preocupe.

30 comentários:

Paula Thiemi disse...

Ricardo, ADOREI seu projeto de minhocário, principalmente pq tenho uns baldes de Açaí em casa que vão ser perfeitos!
Mas tenho uma dúvida: Qdo o minhocário já estiver em pleno funcionamento os novos resíduos são colocados no 3° andar, certo? as minhocas sobem sozinhas até lá? o humums pronto fica no andar intermediário, é isso??

Ricardo Thaler disse...

Isso Paula.
Enchendo o balde intermediario, você põe o outro balde por cima e começa a encher de novo. Sem erro.
As minhocas vão pouco a pouco subindo, atrás de mais alimentos.
Leia a cartilha, ajudará a evitar alguns errinhos frequentes.
Abraço.

Lindomar disse...

Boa Noite Ricardo, fiz minha composteira de 4 andares, coloquei as minhocas no 2º andar, mas no entanto as mesmas estao morrendo, será a temperatura.

Ricardo Thaler disse...

Lindomar, é bem provável que sim.
Leia a cartilha do Cadico Minhocas e veja o momento certo de adicionar minhocas no sistema:http://www.4shared.com/document/TpXGzuT9/Cartilha_-_Como_tratar_o_resdu.html

Abraço.

Gabriel Mattar disse...

Ricardo, li em outros sites que é possível adicionar uma camada de terra (5 cm) no fundo e ir colocando os alimentos em cima, que as minhocas vão processando sem haver necessidade de esperar o material virar composto antes. Você concorda com isto?

Outra pergunta, toda vez que adicionar alimentos novos, devo cobrir com uma nova camada de material seco, ou posso utilizar a mesma camada de material seco como uma "tampa", removendo-a, colocando os novos alimentos, e depois retornando com a camada seca novamente?

Abraços!

Ricardo Thaler disse...

Gabriel,

Colocar terra no sistema significa, para mim, ocupar espaço com algo que não necessita ser tratado. E como o sistema é limitado em espaço, não considero uma boa fazer isso.
Prefiro o modelo: composte primeiro, minhocas depois.

Ao adicionar material novo, misture com o que já está decompondo e com mais material seco, isso acelera a decomposição e evita cheiros. Do contrário, esse jeito que você falou, me parece que ao revolver em uma semana, irá subir um cheiro desagradável.

Estou a disposição.
Abraço

Luiz Henrique Bzyl disse...

não achei minhoca vermelha na minha cidade. então tive que comprar do mercado live, comprei 300 será que é muita para um balde de 15 litros

Luiz Henrique Bzyl disse...

outra pergunta quanto tempo demora a compostagem em media para ser dado as minhocas?

Ricardo Thaler disse...

Olá Luiz,

Sim, 300 é um bom número, mas tome cuidado para nao coloca-las em um composto ruim, pois pode matar todas.

O tempo de compostagem seguro para que nao volte a esquentar é entre 7 e 14 dias, dependendo da temperatura externa, quanto mais frio, mais devagar.

Para saber se o composto está com, veja as dicas de manejo desse link: http://cadicominhocas.blogspot.com.ar/2012/09/motivos-que-fazem-um-minhocario-ficar.html

Abraco

Luiz Henrique Bzyl disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luiz Henrique Bzyl disse...

valeu pela dica,
depois de ler seu outro artigo (o anterior) resolvi também fazer uma composteira a parte, sem uso das minhocas, ai da para fazer um ciclo legal sem matar as minhocas, elas devem chegar para mim quarta feira, então comprei húmus pronto para acomoda-las deu uns 5 cm no balda e em baixo deixei um pouco de pó de serra com terra normal (uns 2 cm). Ao todo ficou uma altura de 7 cm, a outra composteira que fiz separado, já tem 9 dias e ainda esta muito quente, embora a comida já pareça composta (não parece mais comida e sim um tipo de terra, até o pó de serra sumiu), vou deixar mais uns 6 ou 7 dias para ver se ela esfria.
Abraços e valeu pelas dicas, muito bom seu blog

Oliveira, Carlos disse...

Eu já tenho as caixas, e tudo mais. Só falta as minhocas, não encontro em Brasília de jeito nenhum, alguém tem alguma dica ?

obrigad.

Ricardo Thaler disse...

Olá Carlos, veja se o pessoal do Minhocasa te pode ajudar por Brasilia. http://www.minhocasa.com.br/
Abraco

Alexandre Furlan disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandre Furlan disse...

Estou começando a compostar. Fiz, inicialmente, 2 composteira de garrafas pet sem minhocas. Depois de uma semana, adicionei minhocas comuns mesmo. Agora estou pedindo o balde de manteiga em padarias, mas não encontro minhocas vermelhas aqui em Betim/MG. Alguém tem alguma dica? Abraços,

Raquel disse...

Oi Carlos! Normalmente vem ovinhos de minhocas africanas dentro do adubo de minhoca que compramos nas lojinhas! Uma menina deixou um comentario por aqui que em 15 dias ela ja encontrou uma minhoquinha!

Unknown disse...

Olá, estou fazendo compostagem com três baldes como de costume. O primeiro, enchi todo e coloquei umas 70 minhocas calif. Aí, passei pro segundo balde, que ainda estou usando. Com receio de entrar insetos, usei agulha pra furar a tampa e a lateral dos dois baldes. Uma vez por semana, costumo dar uma olhada e mexer o composto.
Agora, como não estava vendo nenhuma minhoca, resolvi virar todo o composto em outra vasilha pra ver o que estava acontecendo. Encontrei só umas 4 minhocas e estou vendo mais larvas de mosca soldado... Como sempre é dito, passei a caixa cheia pro meio e subi a que estava vazia. É assim mesmo? O chorume caindo agora na caixa do meio, não prejudica as minhocas, não aumenta essas larvas da mosca soldado? Será que matei minhas minhocas?

Aislan disse...

Ricardo isso é uma novidade para mim. Começei minha compostagem sem minhocas, que bom, hehe. A dúvida é a seguinte: sempre tenho que deixar um material organico decomposto para minhocas ne isso? Falo isso pq quando retirar um balde cheio de húmus o balde superior vai ficar so com material fresco, int sempre deixo um pouco de humus no bald?
E uma ultima duvida, meu balde so tem material seco e organico, devo misturar todos os dias ou a cada 15 dias?

Unknown disse...

Comecei a compostagem no dia 16/03/2016 e em menos de um mês já estou com dois baldes cheios, esta certo ou tenho que colocar menos material? Mexo todo dia revolvendo do fundo até em cima também é certo isso? Desde já agradeço a tenção.

Unknown disse...

Esqueci de dizer no comentário anterior que ainda não possuo minhocas. Qual o tempo ideal para colocar as minhocas?

JANE MOTTA disse...

tenho um minhocário desde 2011, porém faz uns meses, que está mofando tudo que coloco, mesmo procurando desidratar o máximo. as minocas estão morrendo. Já fiz tudo o que é possível. Limpar as caixas, verificar se os buracos estão livres. nada está dando certo. você pode me dar alguma sugestão?

Alexandre Furlan disse...

Jane Motta, você está colocando muito mais matéria verde do que matéria marrom. Procure colocar mais folhas secas, apara de grama também seca, borra de café também ajuda.

Alexandre Furlan disse...

Jane Motta, outra possibilidade é que você esta usando sempre a mesma terra desde 2011. Se realmente for isso, resolve o problema renovando o processo. A terra compostada deve ser utilizada no jardim, horta ou vasos de plantas.

Unknown disse...

as minhocas sobem para a composteira superior através das paredes da composteira ou é necessário o contato do fundo da composteira superior com a terra da composteira inferior?

Unknown disse...

Posso misturar minhoca californiana com as minhocas comuns q tenho no jardim?

Unknown disse...

o terceiro balde onde acrescentamos os alimentos frescos fermenta e esquenta bastante, seria viavel fazer essa fermentação fora do sistema ou posso deixar esse balde encima do segundo ounde esta as minhocas

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Tenho a mesma dúvida!

Eliane disse...

Boa noite! Gostaria de saber se posso mistura as minhocas californiana com outras?

Unknown disse...

Boa tarde... gostaria de doação de minhoca Califórniana

Postar um comentário

 
Licença Creative Commons
O trabalho Cadico Minhocas de Cadico Minhocas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em cadicominhocas.blogspot.com.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://cadicominhocas.blogspot.com/.