segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O minhocário

Diferente dos minhocários comerciais, o minhocário Cadico Minhocas é feito a partir de materiais reutilizados, que seriam considerados lixo por outras pessoas, mas que aqui é a matéria prima da construção da estrutura capaz de dar fim correto ao resíduo orgânico e gerar um húmus de minhoca maravilhoso como substrato na horta caseira.

Suas três camadas são herméticas, impedindo que as minhocas saiam dos recipientes. Sua tampa possui pequenos orifícios por onde o ar entra.


Nos dois recipientes de cima, o fundo é furado, permitindo que o resíduo líquido do processo de decomposição escoe para a camada inferior. Esses orifícios são maiores que os da tampa, permitindo o trânsito das minhocas entre as camadas.



furando minhocário

O último recipiente é totalmente vedado, responsável pela coleta do resíduo líquido que será utilizado, posteriormente, como biofertilizante para suas plantas durante a rega. Todos os recipientes são unidos por meio dessa estrutura circular, que é removível.

minhocário com furos


minhocário com furos




minhocário com furos


minhocário, chorume e biofertilizante
Camada com resíduo líquido biofertilizante
Este resíduo líquido deve ser transferido para um outro recipiente, para que possa ser preparado o biofertilizante, que consiste na adição de 10 partes de água para 1 desse resíduo líquido.

minhocário, chorume e biofertilizante
Retire a argola circular
minhocário, chorume e biofertilizante
Despeje em um outro recipiente (garrafa ou pote) para armazenar e utilizar na rega.

O valor consciente de do minhocário é de R$ 100,00, acompanhado de minhocas vermelhas da califórnia (em torno de 10~15 em diferentes fases de crescimento - somente para entragas locais), manual de manejo online e suporte via e-mail.



A retirada do minhocário atualmente só pode ser feita em Guarulhos ou enviado via PAC (com os encargos por conta do comprador).





60 comentários:

Unknown disse...

dia bom irmão,passa seu contato para email helder_aureliano@hotmail.com
possivel adquirir somente as minhocas ?
moro em paraty estou em sp até quarta feira na zn obrigado

Unknown disse...

Oi Cadico... sou de Guarulhos tb! Participo de um cursinho popular estamos começando a nos aproximar da permacultura, estamos estudando e tentando praticar algumas coisas, gostaria de conversar sobre a possibilidade de uma oficina... se puder entrar em contato meu email é...
mayra.trilheco@gmail.com
Valeu!
Gostaria de um minhocário tb...como pego com vc?

eng, panerai disse...

parabens pela iniciativa!!!

Bárbara Milano disse...

Parabens!!! Vc é fd!!!

Abraço,

Anônimo disse...

Olá Ricardo!
Sou arquiteto e faço alguns trabalhos de bioconstrução. Ainda não montei meu minhocário e achei tua ideia fantástica. Tenho um grupo de amigos que também se interessa em ter. Podemos conversar e quem sabe marcar um curso pra eles e pra mim também. Nos falamos. Esse é meu email:
leonardo.maia@bol.com.br
Abraço e até mais!

Unknown disse...

Olá Cadico, tudo bem?
Muito legal sua iniciativa e também a forma solidária de comercialização. Gostei muito do modelo do minhocário.
Estou interessada em adquirir o minhocário, precisando saber: qual a capacidade desse modelo? Para uma casa de quantas pessoas você o recomenda?
Faço parte de uma ONG que está interessada em disseminar o uso de minhocário entre seus sócios, penso em levar esse seu como amostra para outras pessoas encomendarem.
Por gentileza, entre em contato através do email carol@giral.com.br pra gente combinar.

supriz disse...

Olá Ricardo, tudo bem?
Adorei sua iniciativa, como podemos combinar para que eu possa adquirir um desses? Moro em pinheiros, próximo a Rebouças, entre em contato no email supriz@ig.com.br
abçs
susana

Chantal disse...

tenho uma duvida:
pelos buraquinhos da tampa de cima nao podem entrar moscas pequenas e depositar seus ovos e como isso criar mais moscas?
obrigada

Ricardo Thaler disse...

Chatal,

Sim, pode.
Mas isso não deve ser encarado como algo deletério. Parte dos ovos de moscas já se encontram em cascas de frutas, como bananas, por exemplo, pelo tempo de exposição das mesmas na feira ou fruteira.

Os "buraquinhos" são de fundamental importancia no processo, possibilitando a aeração do mesmo.

Espero ter esclarecido.

Abraço!

Anônimo disse...

Ricardo, moro em Nova Lima, Minas Gerais e gostaria de comprar o minhocário caseiro, como faço?
Sibele Reis
email: sibelerr@hotmail.com

alfabeto disse...

Olá Ricardo,já comprei tudo para fazer meu minhocario.Moro em Resende e é o minhocario mais barato que encontrei. Obrigada pela iniciativa. Sabe vou pegar tua idéia vou misturar com a de outro amigo que usou uma lixeira. Ele pois uns pedaços de telha lavada no fundo pois quando algumas minhocas sem querer passam para baixo tem como se salvar. abraços ulyjardimjc@gmail.com

Unknown disse...

Ricardo,
Idéia maravilhosa, pequeno e econômico, todos podem ter e contribuir com o planeta.
Quanto fica o minhocário com o frete para o CEP 71 680-380

Ricardo Thaler disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O minhocário do Ricardo acaba de desembarcar no sul do Rio Grande (São Lourenço do Sul). Tudo certinho...os recipientes, bem embalados, chegaram intactos e no tempo previsto.
Começando a compostar, dessa vez orientada pelo Ricardo e com o auxílio das informações que estão no blog.
Com o processo em andamento, volto para postar novos comentários.
Grata ao Ricardo pela atenção recebida.

Ricardo Thaler disse...

Obrigado Lourdes,
Estou a disposição.

Abraços!

Dois Sinalização disse...

Olá Ricardo,td em paz meu irmão?
Felicidades no projeto.
Forte abraço
Donizete

Gilba disse...

Acho eu que este é talvez o único caminho!!! Este negócio de dizer que a água do planeta vai acabar é papo furado, explico!!! O que está ocorrendo não é a redução nem tão pouco o aumento das águas do PLANETA ÁGUA, pois nosso planeta é bem mais água que terra, o que, com certeza irá ocorrer é a redução ou mesmo a poluição total dá água que se tornará imprópria para uso animal e vegetal (dos seres vivos). Assim,este é um dos meios de reduzirmos drásticamente a contaminação da água potável através os dejetos orgânicos e quimicos (adubos e agrotóxicoa). Esta é a Visão do Velho Gilba

Vinicius Pereira disse...

Oba Ricardo,

Te escrevo só para te felicitar. Acabo de comprar um minhocário do pessoal da Morada da Floresta, depois de haver tentado um aqui em casa que, talvez por falta de paciência, fracassou. Estou lendo muito agora sobre o assunto e nessas viagens internéticas acabei achando o seu blog e fiquei muito, muito feliz com a sua iniciativa. O que são esses baldes, são de pizzaria? Molho de tomate???

Aqui na minha rua ninguém tem poder aquisitivo pra comprar um minhocário "de grife", mas tenho certeza de que se eu os presentiasse com esses baldes já furados, com minhocas, no esquema pra começar, acho que, inicialmente umas 4 famílias adeririam a compostagem doméstica.

Como a cada 4 meses a população de minhocas lota dentro da caixa, eu to na pegada de, a cada 4 meses dar um sistema pra um vizinho e incentivá-lo a fazer o mesmo, ou seja, sempre que a composteira dele chegar a lotação, estimulá-lo a presentear um parente, amigo, vizinho, sei lá.... criar uma corrente de doação de minhocários e de conhecimento, principalmente em casas com crianças, afim de que essa geração que está nascendo faça diferente...

O seu blog vai ajudar bastante nesse processo todo...

Valeu mesmo!

Abração

Vinicius Pereira
http://viniciuspereira.com

marta disse...

Ricardo, parabéns por tudo, pela critividade e pela iniciativa, principalmente a possibilidade de troca. Não é o meu caso, mas fico feliz que se abra essa possibilidade. Eu gostaria de adquirir um minhocário grande, e conversar quem sabe mais vezes com vc e trocar experiências.
Um grande abraço e Paz Profunda!
marteeenha@gmail.com

Marcos disse...

Muito Bom! Se vc me permite vou copiar, pois já tenho as minhocas...

Ricardo Thaler disse...

Marcos!
O mundo das ideias está ai para ser compartilhado.
A era do privativo já se foi.

Fique a vontade.
Mande fotos do processo depois. Qualquer auxílio, só escrever.

Divulgue divulgue!

alfabeto disse...

ricardo preciso de sua ajuda, meu minhocario esta dando um bicho tipo tapuru só que é grande.Não sei o que fazer,as minhocas estão sempre no fundo e estes bicho do meio para cima. Desde de já obrigada pela ajuda... E olha que eu tenho maior cuidado em manter fechado.....

Vivian disse...

CONSTRUI UM MINHOCARIO EM CASA, MAS NÃO DE ANDARES, GOSTARIA DE UMA DICA PARA RETIRAR AS MINHOCAS, ADICIONO ALÉM DE FOLHAS SECAS, JORNAL OU PAPEL PICADOS PARA CONTROLAR A UMIDADE E DEIXO A TAMPA ABERTA PARA CONTROLAR A UMIDADE.MONTEI UM SISTEMA SIMPLES, COM BALDES QUEBRADOS E GALÕES GRANDES DE ÁGUA.

Ricardo Thaler disse...

alfabeto,
Eu já tive algumas experiências com "vermes" nos meus sistemas de minhocário. Isso acontece muito devido ao tipo de alimento que foi colado (em geral, a larva já vem direto na casca, antes de colocar no minhocário).
Nunca tive problemas por isso, existe até uns estudos indicando o consórcio de vermes com minhocas na produção acelerada de húmus.
Acredito muito que todos os seres estão fazendo parte da magia do tratamento de resíduos, portanto, o conselho que posso te dar é de começar a olhar com bons olhos para esse novo ser de seu sistema.
As minhocas gostam de ficar no fundo mesmo.

Abraço.

Ricardo Thaler disse...

Vivian, leia o post: http://cadicominhocas.blogspot.com/2011/11/dica-de-manejo-3-fim-de-processo.html

alfabeto disse...

Posso até olhar com bons olhos mas na hora de por as mãos mesmo de luvas tenho vontade de por meus bofes prá fora rsrrrs. Mais vou me acostumar abraço obrigada eté breve.

Unknown disse...

Meus parabéns,bela atitude essa sua,um caso raro onde hoje só se visa o lucro.Faço parte de um grupo escoteiro aqui em minas gerais e fiquei muito interessado no seu projeto,pretendo fazer um trabalho com as crianças,poderia me passar mais detalhes por e-mail.e como adquirir as minhocas,o restante do material dou um jeito de conseguir e montar aqui.fico no aguardo,meu e-mail: hccj100@hotmail.com

Maria Inês Feijó disse...

Olá, Ricardo! Moro em Porto Alegre, RS e gostaria de adquirir o minhocário. Tens como me passar o valor com o envio pelo correio? Abraços e parabéns.
Meu email:inesfeijo66@gmail.com

Unknown disse...

Bom Dia! você vende somente as minhocas? Qual o valor, meu cep 20396030. Obrigada, Ana Terra.

Unknown disse...

Se possivel envie para o meu email, anaterraatelie@ig.com.br
Obrigada

Ricardo Thaler disse...

Olá Ana Terra,

Eu nao vendo minhocas, o que eu costumo fazer sao trocas solidárias, eu te dou um potinho com uma matriz suficiente para iniciar o minhocário (cerca de 10 minhocas) e voce me presenteia com qualquer coisa que venha de coracao, seja uma muda, um livro, um artesanato, uma comida vegetariana.

Porém, até mesmo para vendas de minhocários, quando sao enviadas pelos correios, nao acompanham a matriz de minhocas. O pacote é totalmente fechado, deixando as minhocas sem ar e apesar de ter gente que vende por esse meio, eu nao acho bacana e nao envio minhocas assim.

Caso venha para Sao Paulo, me avise.

Abraco.

Oliveira, Carlos disse...

Putz cara, parabéns pelo projeto. É de gente assim que o mundo precisa. Fazendo realmente pelo benefício da causa. Com esse preço poderia ser batizado de "minha minhoca minha vida" ! :) Agora todo mundo pode ter seu minhocário e reciclar resíduos. Parabéns mesmo. Sem palavras.

Unknown disse...

Ricardo, to bolando um projeto de minhocario tambem... custo baixissimo e usando material totalmente reciclavel... fabriquei 3 mas os vermes insistem em povoar a parte superior do minhocario (muitos mesmo). Isso nao me incomoda mas creio que pra minha esposa passar aderir á compostagem com os vermes fai ser muito dificil. tentei borra de cafe e cinsas paras tentar afugenta-los ou ate reduzir a populacao mas nenhum secesso. Creio q um minhocario so com minhocas seria mas legal (sem vermes, se me entendi)

Ricardo Thaler disse...

Olá Rui, os vermes aparacem devido ao mau manejo da umidade. Isso ocorre ou na dosagem de material seco, ou na adição de resíduos que liberam muita água (laranja, arroz cozido, etc) ou na exposição ao Sol (que degrada em velocidade acelerada).
Leia esse post que talvez te ajudará: http://cadicominhocas.blogspot.com.br/2012/09/motivos-que-fazem-um-minhocario-ficar.html
Abraço

Unknown disse...

Oi, adorei sua iniciativa, a producao de lixo sempre me incomodou muito e buscando solucoes encontrei seu blog, somos 4 pessoas em casa esse minhocario tem um tamanho suficiente para tratar nossos residuos? Obrigada.

Ricardo Thaler disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Meu nome é Fernando e tenho algumas dúvidas. Quanto tempo demora pra que a compostagem esteja pronta? Só depois disso é que coloco as minhocas? Se as minhocas passam de um balde para o outro o balde do meio deve estar cheio de compostagem até tocar o fundo do de cima?
Parabéns pela iniciativa, já fiz o meu baseado em seu vídeo! fernandocesarmateus@hotmail.com

Unknown disse...

Meu nome é Fernando e tenho algumas dúvidas. Quanto tempo demora pra que a compostagem esteja pronta? Só depois disso é que coloco as minhocas? Se as minhocas passam de um balde para o outro o balde do meio deve estar cheio de compostagem até tocar o fundo do de cima?
Parabéns pela iniciativa, já fiz o meu baseado em seu vídeo! fernandocesarmateus@hotmail.com

liliane disse...

LILIANE MOTA (RECIFE-PE)
olá ricardo me tira uma duvida quando você fala 10 partes de água quanto em litros devo usar ?É QUE NÃO QUERO MATAR MINHAS PLANTAS.
E sobre os alimentos,quais os alimentos que deve ser colocado,ou os que não devem do modo algum colocar fora os que você já falou?DESDE JÁ OBRIGADA .

Ricardo Thaler disse...

Olá Liliane.
Gratidão pelo contato.
Em relação a diluição do biofertilizante, misture, por exemplo, 100 ml de biofertilizante coletado em 1 litro de água no mínimo. Dê preferencia para água não clorada, pois o cloro pode matar os microrganismos benéficos presentes no biofertilizante.

Ricardo Thaler disse...

Fernando,
A compostagem com minhocas leva mais ou menos 12 semanas.
Você pode colocar as minhocas a partir da 3ª semana, dependendo de como estiver o material. Na dúvida, coloque a partir da 6ª semana.
Você deve passar manualmente as minhocas seguindo essas informações: http://cadicominhocas.blogspot.com.br/2011/11/dica-de-manejo-3-fim-de-processo.html

Gratidão pelo contato

Tito Confecções disse...

Olá Amigos, tentei fazer um minhocário em casa e ele está cheio de tapuru, isso é normal?

Ricardo Thaler disse...

Olá Tito.
Eu não sei o que é tapuru, mas o minhocário bem cuidado tem no máximo cheiro de terra molhada.
Veja esse link: http://cadicominhocas.blogspot.com.br/2012/09/motivos-que-fazem-um-minhocario-ficar.html

Helenita disse...

Olá, adorei a ideia e o preço justo também. Bom, aqui em casa somos eu, meu namorado e nosso filho de 3 anos. Gostaria de saber se o minhocário médio é suficiente para nós 3. Se sim, qual o valor do PAC para Brasília, CEP 70856-530.
Atenciosamente,

Letícia Ramos

Ricardo Thaler disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo Thaler disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana disse...

Ótima ideia utilizei com meus alunos no projeto de jardinagem...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tom Teixeira disse...

ola! boa tarde!
moro no rio de janeiro(araruama) e tenho muita vontade e ate tentei começar um minhocario aqui em casa. mas nao deu muito certo aproveitei umas minhocas que tinha em uma terra com plantas, separei coloquei em um gaveteiro destes que se compra em lojas de departamentos, fiz os furos coloquei um pouco de terra e comecei a colocar os organicos. mas as minhocas nao queriam colaborar acho que existe um tipo especifico para este processo de compostagem. aqui na minha cidade nao encontro para comprar destas californianas. ja procurei perguntei em casas de raçao e venda de animais. ninguem sabe me disser nada,quando falo sobre minhocas parece que sou um ser de outro planeta. gostaria muito que voce me informasse se existe algum lugar onde posso adquirir,se voce conhecer.

O Sítio da Vovó Lilia disse...

Vc despacha via PAC para todo Brasil?

cesar disse...

Olá Ricardo, moro em porto alegre e gostaria de adquirir minhocas. Meu email é : pons.cesar@gmail.com abraço.

RFerreira disse...

Já tive um minhocário por muitos anos, com as californianas. Ficou um tempo abandonado e perdi as minhocas. Agora, me mudei para o sítio e quero começar com o minhocário só para a residência e depois "povoar¨o minhocário maior. Tem como enviar as minhocas para o CEP 87014-110? Obrigada pela atenção.

Unknown disse...

BOM DIA RICARDO ,GOSTARIA DE COMPRAR MINHOCAS PARA COMPOSTAGEM COMO FAÇO ,ESTOU NA SONA LESTE SP .

Ricardo Thaler disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Boa noite.

Alguém do RJ (zona oeste) que venda ou doe minhocas californianas ? soaresr785@gmail.com

Aislan disse...

Qual a quantidade de lixo organico colocar? todos os dias?

Glaucia Advogada disse...

bom dia,

Enviei email, pois desejo adquirir o minhocário. Desejo saber qual o valor do pac para o CEP 21 555-050. Fico aguardando a resposta.
Abç,
Dra Glaucia

Unknown disse...

Oi, tenho uma composteira doméstica com minhocas californianas, cuja população é suficiente para compartilhar, nos moldes enunciado pelo site Cadico Minhocas. Moro em Vitória-ES. Quem tiver interesse, entre em contato pelo e-mail: juliana.luchi@uol.com.br.

Francisco disse...

Boa tarde! Moro aqui, na cidade de SP e quero comprar + ou - 30 ou 50 minhocas para uso caseiro. Meu email, fmframpac@gmail.com, aguardo

Unknown disse...

Boa noite. Gostaria de saber se ainda é possível obter somente as minhocas nessa base de troca. Muito obrigado e parabens pela iniciativa. Fernando

Postar um comentário

 
Licença Creative Commons
O trabalho Cadico Minhocas de Cadico Minhocas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em cadicominhocas.blogspot.com.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://cadicominhocas.blogspot.com/.