segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Vídeo Cadico Minhocas

Olá,

Estou novamente divulgando o vídeo Cadico Minhocas para que toda a rede tenha acesso.



Esse vídeo vai na linha da missão Cadico Minhocas de tornar o minhocário algo acessível a qualquer pessoa, sendo que a única barreira para não ter um minhocário é a sua vontade.


E ai, vai ficar parado?

7 comentários:

Aguas do Tizo disse...

Comprei os baldes da Cadico para mostrar na escola e foi um sucesso na feira de ciências.Fiz outros para mim e para dar de "presente" para amigos.

Moro em apartamento e o minhocário fica em um cantinho embaixo da mesa. Não dá mal cheiro e todas as sobras das verduras reservo para as minhocas. Como tive dificuldade de encontrar serragem, coloquei terra.

Mesmo tendo bons resultados ainda continuo na dúvida sobre a mistura das verduras com serrage ou terra. Como saber se as minhocas podem consumir esse composto? Um dia coloquei muitas verduras e cascas de melão.Observei que havia minhocas fugindo. Notei que ficou muito úmido e deve ter ficado com fermentação anaeróbica.
Para secar, usei papéis picados brancos que iriam para a
reciclagem. Funcionou. Que outra coisa poderia fazer?

Ricardo Thaler disse...

Olá Solange,
As minhocas fogem do calor da decomposição gerado pelos microrganismos.
Por isso, recomendo compostar antes, leia esse post e entenderá melhor: http://cadicominhocas.blogspot.com.br/2011/02/dica-de-manejo-1-antes-de-acrescentar.html
Na cartilha que acompanha o kit também está indicado que o momento de colocar as minhocas é quando já há composto considerável.
Abraço e boa sorte.

eng, panerai disse...

Cadico, ficou muito bom o BLOG! Parabens pela iniciativa e divulgação!!

Ricardo Thaler disse...

Gratidão!

Unknown disse...

OI Ricardo,também me chamo Ricardo e estou com um minhocario a cerca de 6 meses porém estou com alguns probleminhas,coloquei esterco bovino curtido(somente esterco sem cobertura de materias rico em carbono) destes que vende em saquinho de supermercado,cerca de 2kg porém percebo que nenhuma minhoca estar na superficie se alimentando do esterco,algumas estão no fundo escondidas no fundo da caixa e muitas tentam fugir,lembrando que estes 2kg de esterco foram adicionados acima de uma parte que possuia restos de cozinha e úmidecidos ,noto que elas estão mais tentando escapar que se alimentar..acho que esta adição de esterco não deveria dar problemas por que vez que já vi que os grandes minhocultores adicionam somente esterco em grande quantidade e posteriormente as minhocas;Ricardo
pelo Amor de Deus me ajuda!

Ricardo Thaler disse...

Olá Ricardo.
Pela sua descrição, provavelmente o esterco deve estar fresco, aquecendo o minhocário, e assim afugentando as minhocas.
Leia mais sobre neste post: http://cadicominhocas.blogspot.com/2011/02/dica-de-manejo-1-antes-de-acrescentar.html
As minhocas adoram o esterco bovino, por isso acredito só que seja necessário maturá-lo um pouco antes de acrescentar as minhocas.
Espero ter ajudado.
Boa semana

Unknown disse...

Ricardo,agradeço suas informações porém informo que acrescentei o esterco comprado no supermercados de cor preta ou seja curtido em sacos de 2kg,despejei 4kg de esterco cobrindo cascas de verdura e pedaços de batata doce recém colocados..será que o ambiente pode estar acido e por isso elas fogem?já acrescentei algumas pitadas de cinza vegetal..por que será que as minhocas estão em fuga?

Postar um comentário

 
Licença Creative Commons
O trabalho Cadico Minhocas de Cadico Minhocas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em cadicominhocas.blogspot.com.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://cadicominhocas.blogspot.com/.