sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Motivos que fazem um minhocário ficar fedido


Olá,

Despois de muitos e-mails respondidos buscando encontrar o motivo pelo qual o minhocário das pessoas não vai bem, preparei essa lista de prioridades que devem ter maior atenção.

Motivo 1: Drenagem
É super importante que o líquido esteja escorrendo para o balde inferior. Quando o balde encharca impede a passagem de oxigênio e isso causa mau cheiro, pois a decomposição será anaeróbia.
O que fazer? Para evitar que os furos se tampem, coloque uma camada de dois dedos de serragem ou folhas secas antes de despejar o resíduo.

Motivo 2: Relação material úmido e seco
Para que novamente não encharque, é necessário fazer bem a dosagem entre material seco e úmido, porém não há uma fórmula, uma vez que cada resíduo contém mais ou menos umidade por volume.
O que fazer? Um bom jeito de verificar a umidade é apertando o composto com a mão, se escorrer bastante água é que está úmido, se não sair nada, é porque está seco demais, se escorrer só um pouco entre os dedos é o estado perfeito.

Motivo 3: Cortar tudo em pedacinhos
Jogar resíduos em grandes pedaços faz com que o interior desse pedaço grande de matéria orgânica decomponha anaerobiamente, produzindo mau cheiro.
O que fazer? É necessário um câmbio de cultura, sempre que preparar alimentos, além de cortar o que te serve para cozinhar, corte também para o minhocário, não é necessário ser muito pequeno, 4x4 cm me parece bom.

Motivo 4: Efeitos externos
Como comentei nos outros motivos, encharcar é o motivo pelo qual se cria mau cheiro, portanto, deixar o minhocário exposto a chuva é certamente ter problema com umidade excessiva. Outro fator é o calor por exposição direta ao sol, as minhocas são termosensíveis e um aumento de temperatura pode matá-las.
O que fazer? Recomendo deixar o minhocário em uma área interna da casa, há menos troca de calor com as variações de temperatura externa e evita os problemas de chuva e sol.

Motivo 5: Aumento da temperatura pelo processo natural de compostagem
O processo de decomposição é exotérmico, ou seja, produz calor pela atividade das bactérias. Esse aumento de temperatura pode (e muitas vezes é esse o motivo) matar as minhocas.
O que fazer? Não se recomenda colocar resíduos frescos no mesmo recipiente onde estão as minhocas, pois caso esquente, as minhocas não tem para onde fugir. Recomendo encher um baldinho na cozinha e, uma vez cheio, despejar num dos recipientes do minhocário que esteja sem minhocas (quanto menos material fresco você deixar misturado com as minhocas, melhor).

Motivo 6: Muitas moscas
As moscas vêm geralmente das cascas, ou seja, não entram pelos furinhos da tampa. É praticamente impossível impedir que elas façam parte do minhocário, e na verdade isso não é um problema, porém é inconveniente a presença delas.
O que fazer? Minhoqueiros de primeira viagem geralmente tem mais problemas com mosca, isso tem a ver com a falta de inoculação de bactérias, por isso é recomendado colocar um pouco de húmus ou terra de um bosque ou parque, pois isso insere as primeiras bactérias, ajudando significativamente a diminuir a proliferação de moscas. Jogar borra de café seca por cima também ajuda.

Motivo 7: Compactação
Devido a altura do balde, partes dos resíduos do fundo podem se compactar, evitando circulação de oxigênio e produzindo mau cheiro quando revolvido.
O que fazer? É importante não colocar muitos resíduos de uma vez só (no espaço de uma semana) e também é recomendado virar o conteúdo de um balde no outro fazendo com que o fundo venha para a superfície, descompactando-o.


Motivo 8: Alimentos problemáticos
Alguns alimentos tem um processo de decomposição mais complicado, entre eles estão as cascas de alimentos cítricos (limão, laranja, tangerina, etc), alimentos com forte odor (cebola, alho, pimenta, etc) que devem ser evitados no minhocário. Alimentos preparados, com sal e óleo, idem, pois o sal atrapalha o desenvolvimento das minhocas e o óleo atrasa a decomposição. Carne e queijo nem pensar.
O que fazer? Para alimentos cítricos e de forte odor, a saída é uma composteira de chão, estilo rural. Para quem não pode ter uma, devido a espaço, a recomendação é secar as cascas de laranja e usá-las como repelente, com o restante tem outros usos, é só buscar na internet. Para alimentos preparados a melhor saída é comer.
Certamente, se respeitar essas indicações, não terá problemas.

Abraços!

38 comentários:

Unknown disse...

Valeu pelas infomacoes

Unknown disse...

uma dúvida sobre esposição ao calor: o meu minhocário fica em uma área do apartamento bastaste fresquinha e areada, na frente de uma janela. Mas não consigo evitar umas duas horas de sol direto. Considerando que estamos indo rumo ao inverno de SP, e portanto a temperatura não é tão alta, isso ainda pode dar problemas com a saúde das minha minhocas?
Jessica

Ricardo Thaler disse...

Jessica.
Acredito que não terá problema, mas é bom ir monitorando.
Em dia de muito Sol, verifique se as minhocas estão indo para o balde do fundo ou ficando próximo as beiradas de cima do balde onde elas estão.
Boa sorte

Unknown disse...

ola. boa tarde.
posso fazer o minhocario usando lata de tinta de 20 lts.
se der pra controlar a temperatura.
existe algum problema por ela ser de metal?
obrigado.
Carlos Henrique

Ricardo Thaler disse...

Olá Carlos.
Baldes de 20 litros são mais altos. Cuide para o fundo não compactar.
O metal irá enferrujar rapidamente devido a umidade, além de certamente existirem micropartículas de tinta no recipiente.
Meu conselho é usar o adubo gerado em jardim, não em hortas.
Abraço.

Unknown disse...

Obrigado, vou começar com esses, e substituir em breve. obrigado

Laércio disse...

Ricardo, em minhas tentativas de minhocário tive os problemas com umidade, que lendo suas dicas já encontrei como resolver. E tive problemas também quando deixei fora de casa, numa área sombreada porém mais sujeita às ações da chuva e das variações de temperatura. Entendi melhor agora que isso foi errado.
Porém, nas duas tentativas que fiz (uma delas dentro de casa), tive problemas com o aparecimento de formigas. quase sempre bem pequenas, tipo "doceiras". E num desses "ataques" percebi que elas matavam as minhocas menores. O que fazer neste caso? Ou como evitar que as formigas invadam o minhocário?

Pedro disse...

Olá Ricardo, primeiramente parabéns pelo trabalho. Fiz o meu minhocário e já está em pleno vapor, só que também estou com problemas com relação às minhocas. Quando abro o balde intermediário para verificar, vejo que as mesmas estão subindo para a parte superior do balde, ficando nas frestas da tampa.
Igualmente alguns casos, o meu sistema pega algumas poucas horas de sol, 2h mais ou menos, mas está protegido da chuva.

Outra dúvida. No balde intermediário, o nível, a quantidade, de composto pode chegar a encostar na base do balde que fica sobre ele, ou seja, sem espaço vazio?

Gratidão.

Pedro disse...

Outra dúvida Ricardo, o líquido do balde inferior, eu estou retirando-o frequentemente e colocando-o em um recipiente de vidro tampado em local arejado. Pergunto: posso deixá-lo quanto tempo dessa maneira, sem usá-lo?

Gratidão.

Ricardo Thaler disse...

Olá Pedro.
Gratidão por seu contato.
O fato de suas minhocas estarem próximos a parte superior do balde deve ser porque você está despejando resíduos frescos nesse recipiente.
Leia mais sobre: http://cadicominhocas.blogspot.com.br/2011/02/dica-de-manejo-1-antes-de-acrescentar.html
Eu recomendo deixar um espaço vazio entre os baldes, algo como uns 10 cm.
Se você deixar o líquido biofertilizante em recipientes fechados, parte dos microrganismos que estão nesse líquido irão morrer por falta de oxigênio.
Você irá perceber pela camada mais espessa que tende a se formar na superfície e pelo mau cheiro na hora que voltar a abrir.
Recomendo deixar destampado.

Boa sorte.

Ricardo Thaler disse...

Olá Laércio,
Gratidão por seu contato.

Os minhocários que ficam em áreas internas, como esses que eu dissemino pela internet, quase nunca tem problemas com formigas.
Eu, nesses 3 anos de vida "minhoqueira", nunca tive problemas com formigas no meu minhocário.
Tenho amigos que deixam seus minhocários em áreas mais externas e convivem bem com as formigas e outros que relataram problemas parecidos com o seu.
Verifique o quão hermético é seu minhocário e se achar necessário, reinicie todo o processo, despejando o conteúdo em algum bosque e limpando bem os recipientes.
Abraço.

Laércio disse...

Creio que seja o fechamento então. Eu uso um pequeno armário de plástico, com 3 gavetas. Não é hermeticamente fechado mesmo.
Quanto fica pra enviar o seu minhocário aqui pra Campo Grande? Mesmo que seja sem as minhocas, devido à distância, vou ver se compro um para mudar tudo aqui.
Obrigado!

Maria Salomé disse...

Olá querido Ricardo!

Em primeiro lugar meus parabéns pela maravilhosa iniciativa de uma consciência ecológica tão linda, apesar de ser tão jovem com idéias tão maduras.
Estou iniciando minhas atividades de reciclar meu lixo doméstico, fiz
minha composteira pelo teu vídeo bem direitinho, diquiri minhocas califonianas, coloque uma camada de húmus no fundo do balde, as minhocas e comeceima colocar os resíduos frescos por cima, em uma semana enchi o primeiro balde, pois consumo muitas frutas, verduras e legumes, sempre intercalando as camadas com folhas secas do meu jardim e jorna,l picado.
No fim de uma semana observei a composteira muito quente e resolvi colocar todo conteúdo numa bacia grande e verificar, para minha surpresa nao havia nenhuma minhoca lá, acho que morreram todas, tinha sim muitas larvas (tapuru)será que eles comeram as minhocas?
Moro no estado da Paraiba nordeste, clima muito quente, apesar do meu minhicario está na área de serviço que toda na sombra.
Por favor me oriente onde errei. Devo esperar os resíduos se decompor para poder colocar as minhocas? Será que enchi o bade até em cima e faltou oxigênio para elas?
Muitíssimo obrigada pela bela contribuição para a mãe natureza.
Beijos
Salomé

Laura disse...

Olá!
Montei uma composteira e agora apareceram umas larvas de mosca (grandes e brancas). Isso é ruim?? Como faço para acabar com elas?
Agradeço a ajuda!!
Abraços,
Laura

Laura disse...

Olá!
Montei uma composteira e agora apareceram umas larvas de mosca (grandes e brancas). Isso é ruim?? Como faço para acabar com elas?
Agradeço a ajuda!!
Abraços,
Laura

Unknown disse...

Bom dia!!!! Gostei muito de ler os comentários!!!
Estou começando agora e estou tendo esses problemas iguais da Laura!!!

Unknown disse...

Também gostaria de saber se tem que ter furos nas laterais do recipiente, ou não necessariamente!
Vilma Farhat-MS

Ricardo Thaler disse...

Vilma e Laura, as larvas de mosca aparecem principalmente quando os resíduos não foram devidamente misturados e tapados com material seco. Não é possível evitar 100% o aparecimento delas, mas dá pra evitar uma intensa proliferação. Por isso, sempre verifique se os resíduos não ficaram expostos na superfície, controle a umidade e em caso de que o sistema já esteja tomado por vermes, ou se retira manualmente o excesso, ou se tapa tudo com serragem ou folhas secas por algumas semanas, ou reinicia.

Ricardo Thaler disse...

Furos nas laterais são optativos, eu não faço.

Unknown disse...

Olá comecei o meu minhocariao caseiro peguei minhocas na beira de um riacho na primeira semana deu tudo certo mas depois esquentou muito a terra e todas as minhas minhocas morrerão onde errei

capoeirando disse...

Olá boa tarde! Muito bacana o esse blog! Parabens! Fiquei com dúvidas em relação á larva branca na composteira: Ela é prejudicial á saúde ? atrapalha a composteira no seu processo?

Ricardo Thaler disse...

Olá,
Sobre as larvas brancas, leia esse post: http://cadicominhocas.blogspot.com.es/2015/09/apareceram-larvas-brancas-e-agora.html

Paula disse...

Olá, Ricardo. Venho tendo problemas com larvas de mosca soldado negra. Fiz a tampa do meu minhocário diferente da sua, cortei um grande círculo vazado na tampa e colei um círculo de tela mosquiteiro com cola quente, para facilitar a aeração. Os únicos insetos que entram são pequenos mosquitinhos, mas mosca soldado de jeito nenhum consegue entrar. Já li várias informações sobre a mosca soldado, mas até agora não consigo entender como elas estão conseguindo colocar ovos no composto. Utilizo folhas secas, pois não tenho acesso fácil a serragem. Será que as folhas estão vindo com os ovos ou as moscas estão colocando os ovos na tela e esses estão caindo dentro do composto? Já perdi vários baldes de composto, pois as larvas o deixam com mau cheiro e uma consistência pegajosa imprópria para as minhocas. Até tentei uma vez acrescentar as minhocas em um deles (já com todas as larvas retiradas manualmente), mas percebi que as minhocas não estavam gostando, não estavam o transformando em humus e começaram a emagrecer. Por favor me ajude estou ficando desanimada com isso. Agradeço antecipadamente a sua atenção.

Paula disse...

Olá, Ricardo. Venho tendo problemas com larvas de mosca soldado negra. Fiz a tampa do meu minhocário diferente da sua, cortei um grande círculo vazado na tampa e colei um círculo de tela mosquiteiro com cola quente, para facilitar a aeração. Os únicos insetos que entram são pequenos mosquitinhos, mas mosca soldado de jeito nenhum consegue entrar. Já li várias informações sobre a mosca soldado, mas até agora não consigo entender como elas estão conseguindo colocar ovos no composto. Utilizo folhas secas, pois não tenho acesso fácil a serragem. Será que as folhas estão vindo com os ovos ou as moscas estão colocando os ovos na tela e esses estão caindo dentro do composto? Já perdi vários baldes de composto, pois as larvas o deixam com mau cheiro e uma consistência pegajosa imprópria para as minhocas. Até tentei uma vez acrescentar as minhocas em um deles (já com todas as larvas retiradas manualmente), mas percebi que as minhocas não estavam gostando, não estavam o transformando em humus e começaram a emagrecer. Por favor me ajude estou ficando desanimada com isso. Agradeço antecipadamente a sua atenção.

Djinanahory(Tanche Évora.) disse...

Olá Ricardo recebi ontem as minhocas californianas acontece que hoje de manhã estava cheia de formigas e estava tentando retirá-las mas ta sendo impossível tentei cal e borra de café mas nada pelo que agradeço a tua ajuda um abraço de
Cabo Verde

Djinanahory(Tanche Évora.) disse...

Sou de Cabo Verde
Acontece que o cheiro não desaparece por mais que meto folhas secas e as minhocas que veio de Portugal penso não ser as Californianas porque desde do mês de Novembro até esta data 26jan2016 não vejo nenhum desenvolvimento das minhocas nem das brancas que estão nos baldes.
um abraço de Cabo Verde

Djinanahory(Tanche Évora.) disse...

Brancas quero dizer as pequeneninhas .

Ricardo Thaler disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Boa Tarde Ricardo Thaler
sou Marly Gois
Estou realizando um trabalho com minhocário, mais e com esterco de gado, só que onde moro e muito quente, e o minhocário ficou na área de casa, mais as minhocas morreram, só ficou algumas pequenas e ainda não sei o porque as maiores morreram, você pode me ajudar? pois estou desesperada já procurei muitos artigos mais ate agora não tive resposta.se você puder entra em contanto no meu e-mail. desde de já agradeço. marllygois@gmail.com

Unknown disse...

Boa tarde Ricardo.
Estou com problemas no minhocario aparecerão rugas como se fosse vermes o que faço. Acho que tem pouca minhocas pois à caixa é de 70 Litros . Devo recomeçar novamente?

Ricardo Thaler disse...

Aloisio, dê uma olhada em: http://cadicominhocas.blogspot.com.es/2015/09/apareceram-larvas-brancas-e-agora.html

Jane disse...

Olá Ricardo, amo carpir e plantar. Fiquei muito feliz quando encontrei o seu vídeo no youtube, por que eu simplesmente enterrava meu resíduos orgânicos no quintal e demoravam muito tempo para se decompor, estou fazendo o meu primeiro minhocário, mas estou preocupada porque já quase enchendo o segundo balde e vejo que as minhocas não estão subindo, o tipo de resíduo é o mesmo, as danadas não estão querendo mudar de balde, logo vou ter que tirar o conteúdo do primeiro balde e transportá-las "à mão". Você teria alguma dica?

Rodrigues disse...

Eu gostaria de fazer uma compostagem so com esterco de bovinos e ovinos qual eo procedimento

Unknown disse...

Sol direto em minhocario preto só atrasa a proliferação das minhocas. E, geralmente minhocários são pretos. Evite

Unknown disse...

Sol direto em minhocario preto só atrasa a proliferação das minhocas. E, geralmente minhocários são pretos. Evite

Unknown disse...

Começei a minha composteira de solo a quatro dias, e percebi que tem um número elevado de formigas e poucas minhocas. Isso é normal ou tenho que tomar alguma medida?

ARAUTO das ARTES disse...

puxa muito bom seu blog ESTU INCIANDO NESSE ASSUNTO E NO ANO QUE VEM SE DEUS QUIZER vou morar num sitio e SENADOR AMARAL MG temperatura semelhante campos do jordao MAIS FRIO isso é bom pra elas né inclusive com preparacao solar alimenticias oxigenação etc... muito obrigado FELIZ NATAL arautodasartes@gmail.com EMPREENDENDO AGRADEÇE ARRIBA

July disse...

Eu tenho um minhocario ele fica no quintal não pega sol mais eu coloquei uma tela plástica. Para não pega chuva isso é certo ou errado

Postar um comentário

 
Licença Creative Commons
O trabalho Cadico Minhocas de Cadico Minhocas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em cadicominhocas.blogspot.com.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://cadicominhocas.blogspot.com/.