domingo, 10 de abril de 2011

O maravilhoso adubo: Húmus de minhoca caseiro

Olá pessoas,

Como já disse em outras postagens, meu objetivo com os minhocários é o tratamento do resíduo. Porém, como já sabem, o resultado desse tratamento gera o húmus de minhoca, excelente adubo natural para as plantas.

Fiz um teste, para verificar a diferença entre a terra adubada que se vende por aí e uma terra adubada com o húmus de minhoca produzido caseramente.

Vejam: 

Terra adubada vendida nas floriculturas
Terra adubada com o Húmus de Minhoca produzido caseramente 
A diferença é nítida. O Húmus de Minhoca é a forma mais assimilável de nutrientes que a planta pode receber. Devidamente arejado o húmus de minhoca contem todos os macronutriente e micronutrientes que a planta necessita.

O pé de tomatinho cereja que foi plantado na terra com húmus de minhoca já está até nascendo alguns frutos:




AVISO: o processo final de tratamento do resíduo vai gerar um composto homogêneo, parecido com a terra. Porém, o mesmo deve ser misturado em terra normal e areia. Caso contrário, será uma superdosagem de nutrientes capaz de sufocar a planta. É simples, siga a receita: coloque 1 parte de húmus para 1 parte de terra e 1 parte de areia, isso para plantas que vc desconhece a preferência. Caso vc conheça a preferência de sua planta, altere a receita de acordo com a necessidade.

Abraço!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Licença Creative Commons
O trabalho Cadico Minhocas de Cadico Minhocas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em cadicominhocas.blogspot.com.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://cadicominhocas.blogspot.com/.