segunda-feira, 28 de março de 2011

Minhocários viajantes

Olá pessoas,

Hoje farei minha primeira entrega para fora da cidade de São Paulo (é o Brasil se conectando com a responsabilidade com os resíduos!)

Enviarei via PAC dos Correios.

Como há a necessidade de "diminuir" o tamanho do minhocário, vou mostrar como fazer para transportá-lo mais confortavelmente e, depois desmontá-lo, vejam esse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=0mDFiFIBTuw

É necessário fazer um embrulho para as viagens do correio. Aproveitando o objetivo de tratar resíduos, fiz todo o embrulho do minhocário com embalagens já utilizadas de açucar, veja as fotos:



O único inconveniente do envio de minhocários a outros estados é que não mando com a cortesia de minhocas, não posso garantir que sobrevivam nem posso colocá-las em risco.

Abraço!

quarta-feira, 9 de março de 2011

Dica de manejo 2 - A adição das minhocas

Olá pessoas,


Aqui vai uma dica que gera muitas dúvidas, a hora de colocar as minhocas no processo.

A adição das minhocas

Inicio o tópico da maneira como terminei o "Dica de manejo 2":

4) Quando eu insiro as minhocas?
- Quando tiver controle sobre sua composteira...
 Isso é fundamental, deve ter controle sobre sua composteira, ou seja, significa que você deve estar realizando o manejo de maneira adequada, sem gerar cheiro e sem atrair muitos insetos.
 Seguindo a "Dica de manejo 1" você terá as bases necessárias para esse processo autodidático.

O momento ideal para colocar as minhocas, então, é quando você já estiver com uma porção considerável de composto orgânico. Esse composto orgânico é fruto da sua composteira e você sabe que ele deixou de ser resíduo orgânico e virou composto orgânico basicamente quando já não é possível identificar as partes que o compõem, ou seja, não identificará mais o que era casca de banana do que era casca de batata, por exemplo.


Para iniciantes, aconselho que enxam o primeiro balde só compostando e depois coloquem as minhocas.
Quanto as minhocas, as ideais para o processo são as chamadas Minhocas Vermelhas da Califórnia (Eisenia foetida), devido a sua grande capacidade de transformar matéria orgânica em húmus, adubo natural com grande carga de nutrientes.



Outra vantagem dessa espécie de minhoca é que ela se reproduz rapidamente (em breve trago dados mais precisos).

Perguntas que são comuns: 
"Quantas minhocas preciso para iniciar meu processo?"
R: Depende, o número de minhocas será diretamente proporcional a velocidade de produção de húmus. Ao mesmo tempo que isso está diretamente ligado ao fluxo de resíduo orgânico de sua residência.
O minhocário que eu estou comercializando acompanha 10~15 minhocas em fase adulta, capazes de se reproduzirem e acelerarem o processo junto com a sua evolução do manejo. Ver link

"Adquirindo meu minhocário, ele virá com minhocas. Como eu devo aprender a compostar primeiro, o que faço com elas durante essa fase?"
R: Aconselho que mantenha elas no compartimento superior ou em uma latinha, baldinho, colocando um pouco de material já decomposto a cada 1 semana para alimentá-las e permitir reprodução.

"Como mexo no meu minhocário sem machucar as minhocas?"
R: Todo manejo afeta as minhocas, elas em geral ficaram no fundo ao sentirem sua presença. EVITE FICAR CAÇANDO-AS PARA MOSTRAR AOS AMIGOS, isso mexe com os hábitos normais delas, diminuindo temporariamente sua capacidade reprodutiva e de produção de húmus. Aconselho, então, que limite-se a revolver o material nas camadas mais superiores.

"Minhas minhocas estão caindo no líquido do último balde, o que faço?"
R: É normal que elas caiam no último balde, quando ainda não se tem muita experiência com o processo. Aconselho que retire regularmente o líquido do último balde, para não, eventualmente, afogar nenhuma minhoca. Com o tempo, terá mais controle sobre a temperatura do minhocário, isso fará com que elas não desçam mais. Ah, elas sabem subir sozinhas, não se preocupe.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Importancia do tratamento de resíduos orgânicos

Olá pessoas queridas,

Tive diversos problemas com conexão de internet esses últimos tempos.

Gostaria de compartilhar um vídeo muito interessante que eu vi no blog dos meus parceiros

"A maioria das pessoas nem se dá conta, mas entre 60% e 70% de todo o lixo produzido diariamente numa casa poderiam ser reaproveitados. Um processo simples, rápido e barato garante a transformação do material orgânico em húmus, um adubo natural com grande quantidade de nutrientes. O trabalho fica por conta de minhocas colocadas em estruturas plásticas onde o lixo é armazenado. E o melhor: tudo pode ser feito em pequenos espaços, o que faz da atividade, uma alternativa até para quem vive em apartamentos."



 
Licença Creative Commons
O trabalho Cadico Minhocas de Cadico Minhocas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em cadicominhocas.blogspot.com.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://cadicominhocas.blogspot.com/.