Olá pessoas,
Aqui vai uma dica que gera muitas dúvidas, a hora de colocar as minhocas no processo.
A adição das minhocas
Inicio o tópico da maneira como terminei o "Dica de manejo 2":
4) Quando eu insiro as minhocas?
- Quando tiver controle sobre sua composteira...
Isso é fundamental, deve ter controle sobre sua composteira, ou seja, significa que você deve estar realizando o manejo de maneira adequada, sem gerar cheiro e sem atrair muitos insetos.
Seguindo a "Dica de manejo 1" você terá as bases necessárias para esse processo autodidático.
O momento ideal para colocar as minhocas, então, é quando você já estiver com uma porção considerável de composto orgânico. Esse composto orgânico é fruto da sua composteira e você sabe que ele deixou de ser resíduo orgânico e virou composto orgânico basicamente quando já não é possível identificar as partes que o compõem, ou seja, não identificará mais o que era casca de banana do que era casca de batata, por exemplo.
Para iniciantes, aconselho que enxam o primeiro balde só compostando e depois coloquem as minhocas.
Quanto as minhocas, as ideais para o processo são as chamadas Minhocas Vermelhas da Califórnia (Eisenia foetida), devido a sua grande capacidade de transformar matéria orgânica em húmus, adubo natural com grande carga de nutrientes.
Outra vantagem dessa espécie de minhoca é que ela se reproduz rapidamente (em breve trago dados mais precisos).
Perguntas que são comuns:
"Quantas minhocas preciso para iniciar meu processo?"
R: Depende, o número de minhocas será diretamente proporcional a velocidade de produção de húmus. Ao mesmo tempo que isso está diretamente ligado ao fluxo de resíduo orgânico de sua residência.
O minhocário que eu estou comercializando acompanha 10~15 minhocas em fase adulta, capazes de se reproduzirem e acelerarem o processo junto com a sua evolução do manejo. Ver link
"Adquirindo meu minhocário, ele virá com minhocas. Como eu devo aprender a compostar primeiro, o que faço com elas durante essa fase?"
R: Aconselho que mantenha elas no compartimento superior ou em uma latinha, baldinho, colocando um pouco de material já decomposto a cada 1 semana para alimentá-las e permitir reprodução.
"Como mexo no meu minhocário sem machucar as minhocas?"
R: Todo manejo afeta as minhocas, elas em geral ficaram no fundo ao sentirem sua presença. EVITE FICAR CAÇANDO-AS PARA MOSTRAR AOS AMIGOS, isso mexe com os hábitos normais delas, diminuindo temporariamente sua capacidade reprodutiva e de produção de húmus. Aconselho, então, que limite-se a revolver o material nas camadas mais superiores.
"Minhas minhocas estão caindo no líquido do último balde, o que faço?"
R: É normal que elas caiam no último balde, quando ainda não se tem muita experiência com o processo. Aconselho que retire regularmente o líquido do último balde, para não, eventualmente, afogar nenhuma minhoca. Com o tempo, terá mais controle sobre a temperatura do minhocário, isso fará com que elas não desçam mais. Ah, elas sabem subir sozinhas, não se preocupe.